Organização
O Diretório Acadêmico Benjamin Colucci é uma instituição apartidária, responsável por representar o corpo discente e fazer a ponte entre este e o corpo docente, assim como com a Direção e Coordenação do curso. Anualmente são organizadas eleições para a formação de uma nova gestão. O DA Benjamin Colucci atualmente é composto por Coordenações: a Diretoria Executiva, a Comunicação, a Acadêmica, a de Direitos Humanos, a de Eventos, a de Relações Institucionais, a de Direitos Humanos e a Financeira.
A Diretoria Executiva é responsável por: Coordenar e executar as atividades do Diretório; Presidir as eleições e dar posse a gestão sucessora; Cumprir o Estatuto e acatar as deliberações da Assembléia Geral e do Conselho de Representantes; Defender os interesses dos estudantes quando couber, junto aos Departamentos de Curso, Conselho de Unidade, Congregação e DCE. É composta por dois diretores, que devem estar matriculados, necessariamente, um no noturno e um no diurno e por um secretário.
A Coordenação de Comunicação se ocupa da publicização das várias atividades promovidas pelo DA, além de responder à dúvidas e sugestões enviadas a nós nas redes sociais, as quais ela administra. É também esta coordenação a responsável por administrar a Ouvidoria e o site do Diretório e por promover política de atuação dos alunos acerca da conjuntura de interesse estudantil.
A Coordenação Acadêmica se ocupa de representar o Diretório em reuniões de departamento, Conselho de Unidade e demais reuniões realizadas com os professores, coordenadores e direção; Representar os/as estudantes nas decisões acerca das demandas acadêmicas internas, estreitando as relações entre a comunidades discente e docente da Faculdade de Direito da UFJF; Atender demandas levantadas pelos alunos, como pedidos de revisão de prova, desempenho dos professores e, por fim, a cooperação para solução de possíveis conflitos entre discentes e docentes; Produzir parecer a ser contido nos estágios probatórios dos professores. Os integrantes desta coordenação participam das reuniões de Departamento da comunidade docente, levando a voz do corpo estudantil à questôes importantes, como aprovação e análise de recursos de prova, criação ou extinsão de eletivas/ênfases, entre outros. É a coordenação que auxilia as e os discentes em todo e qualquer problema acadêmico, com professores ou com o currículo, o que inclui a elaboração de pedidos de vista, recurso, revisão, etc.
A Coordenação de Eventos se preocupa em promover e organizar eventos que visem integrar e fortalecer a comunidade acadêmica e, através dos eventos, administrar a arrecadação de verbas para compor o caixa do D.A.
A Coordenação de Direitos Humanos é a responsável por: mobilizar os meios necessários para atender as demandas dos alunos da Faculdade de Direito da UFJF; Direcionar e encaminhar denúncias de assédio ou qualquer outro tipo de demanda relacionada à violação dos Direitos Humanos; Desenvolver iniciativas que demonstrem a importância de posicionamento diante de problemáticas sociais e ambientais e posicionar-se diante das demandas correspondentes a conjuntura político-social no contexto regional e nacional vivenciado.
A Coordenação de Relações Institucionais está encarregada do papel diplomático do Diretório Acadêmico junto a outras organizações, discutindo projetos políticos voltados para as e os estudantes, considerando tanto a realidade da Faculdade, e da Universidade, quanto da conjuntura política nacional.
O principal objetivo dessa coordenação é estabelecer um contato maior dos alunos, o que inclui não apenas estudantes de Direito, mas todos aqueles que fazem parte da UFJF (outros centros e diretórios acadêmicos) e, também dos que estudam em outras faculdades de Juiz de Fora, Minas e de todo o país. Para que isso seja possível, principalmente para ter mais laços com os discentes do curso de Direito como um todo, temos uma participação na Coordenação Regional de Estudantes de Direito (CORED-MG), CORERED e, na Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED).
Ao se tratar de politica, o RI é responsável por núcleos de formação politica, como forma de explicar e contextualizar a História do Movimento Estudantil; Correntes politicas atuantes em Juiz de Fora; Luta contra opressões e Teoria do Estado. Ademais, buscamos uma maior participação e força do CONCADA na vida acadêmica; ocupar os espaços políticos e de formulação das politicas da UFJF fornecidas pela Administração Superior, pautando os debates com propostas em conformidade com nossos princípios.
Por fim, iremos propor, encaminhar e cobrar pautas importantes da historia recente do movimento estudantil, como Moradia Estudantil, transmissão por Streaming das reuniões do CONSU, fórum de segurança, comissão das festas e fórum do Apoio estudantil.
A Coordenação Financeira se ocupa do balanço financeiro do DA, promovendo a transparência dessa instituição e é responsável por administrar o Diretório, o que incluiu sua Sala e seus bens. Atua no controle do fluxo de verbas da entidade, além da manutenção e melhoria das instalações da Sala, elabora estratégias para arrecadação e manutenção do capital do D.A. e audita orçamentos, investimentos e atividades financeiras de tarefas futuras a serem desempenhadas pelas outras coordenações.
Cada Coordenação promove reuniões mensais para apresentar novos projetos e analisar os que estão em curso. Além disso, também são feitas Reuniões Gerais. As atas de todas as reuniões são públicas (acesse na aba "Transparência" do site), e qualquer um pode participar das reuniões, pois são abertas à comunidade discente.
Como se tornar um membro do Diretório
O Diretório é aberto para a entrada de novos membros! Segundo o nosso estatuto, a admissão de membros se fará mediante processo eleitoral, conforme explicitado ou por meio de processo de nucleação, desde que estejam comprometidos e alinhados com os princípios da Gestão legitimada em eleição. A nucleação é um evento realizado no início de cada período pelo Diretório, para explicar todo o funcionamento do Diretório e apresentar o seu papel, sendo esclarecidas dúvidas. Todos os alunos que desejam ser membros do DA ou conhecer melhor a entidade são muito bem vindos!